Quase 500 voos programados para este domingo nos aeroportos de Paris vão ser suprimidos, devido à previsão de queda de neve na região a partir desta noite, anunciou hoje a Direcção Geral de Aviação Civil de França (DGAC).
A DGAC explicou, em comunicado, que pediu às companhias aéreas para que reduzam os seus programas de voos para todo o dia de domingo em 30% no aeroporto de Charles De Gaulle e em 20% no de Orly.
O pedido significa a supressão de 380 ligações em Charles De Gaulle e de cerca de uma centena em Orly, disse à agência Efe um porta-voz da DGAC, que acrescentou que a situação deverá voltar à normalidade na segunda-feira.
As autoridades de aviação civil recomendaram aos passageiros para que entrem em contacto com as transportadoras antes de se deslocarem para o aeroporto, para saber se os seus voos se mantêm ou se foram cancelados.
Além disso, as autoridades alertaram ainda que os nevões podem dificultar as deslocações em toda a região da capital francesa.
A Méteo France adiantou que a queda de neve nos arredores de Paris pode começar hoje a partir das 20h00 locais (19h00 em Lisboa), e que deverá intensificar-se no domingo, dia em que se espera que a temperatura da cidade não ultrapasse os 3 ou 4 graus Celsius.
Os serviços meteorológicos franceses estimam que possam acumular-se entre dois a cinco centímetros de neve nas zonas planas do noroeste de França e até 10 centímetros nas áreas de montanha.
Onze departamentos do norte de França e seis da parte central foram colocados em alerta, devido à neve e ao gelo.
FONTE: Noticias ao minuto