Sinopse

Enquanto propriedade da AssociaçãoAmigosBombeirosDistritoGuarda, o Portal Bombeiros.pt afirma-se pela positiva, exigência e qualidade, procurando sempre inovar e estar à frente da informação sobre bombeiros e protecção civil.

Uma vez que a comunicação de e para bombeiros exige mais do que a simples referência a actos solenes e ocorrências ou a transcrição de declarações e press releases, implicando também uma capacidade crítica e criativa perante os leitores, o Portal Bombeiros.pt não pratica um jornalismo tendencioso, ou de facção, mas informa e busca a sensibilidade de trazer para o seu espaço notícias e demais informações relatados com dignidade e correção, dando a palavra a todos os bombeiros ou demais pessoas que a queiram utilizar de forma profícua e com respeito pelos outros. Procura também envolver a criatividade e o humor, variando assim o campo de escolha dos leitores. Rejeitamos, portanto, um jornalismo anódino e pretendemos implantar uma cultura editorial exigente e atenta à inovação, de forma a não desiludir os leitores mais críticos, sempre com um fortíssimo sentido de responsabilidade social, sobre o qual se erguem os princípios sagrados da liberdade de Imprensa.

Em nenhum caso o rigor da informação será sacrificado em face de outros critérios, numa concepção editorial que corresponde a uma dupla exigência, de qualidade e de diversidade, com áreas de informação e tempos de leitura diferenciados. Cada uma destas áreas de informação, abrangendo todos os géneros jornalísticos – da entrevista à reportagem ou da notícia à crónica -, apresenta características específicas que determinam diferenças de estilo gráfico e redactorial.

Em virtude da actualização constante do Portal Bombeiros.pt, várias vezes ao dia são actualizadas as informações, a componente noticiosa irá abordar os assuntos mais relevantes do dia-a-dia, mas irá libertar publicações que pretendem colocar os olhos no futuro e nos mais variados interesses do nosso público-alvo. Noticiar é, pois, mostrar o que está a acontecer a cada instante.

O factor humano é para nós essencial numa informação que se quer viva e que não se limita a um repositório descolorido de acontecimentos e situações. Não obstante, os pormenores acessórios que intervêm na descrição humanizada de um facto não devem fazer perder de vista o essencial.

O poder do jornalismo só tem efectiva legitimidade se não se confunde com nenhum outro, sendo certo que o trabalho jornalístico, tal como o trabalho artístico ou científico, constitui um fim em si mesmo. O Portal Bombeiros.pt não pretende instrumentalizar ou ser parcial. Respeitando as regras de ouro da técnica e da deontologia, maior será a sua credibilidade junto dos leitores e concidadãos que serve, e com os quais assume o seu primordial compromisso.