É provavelmente uma das primeiras questões que poderá fazer ao ver pela primeira vez este veículo.
Trata-se de um veículo de alta tecnologia que presta socorro no túnel que atravessa França-Itália na mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia.
Dentro deste túnel com cerca de 12 km de comprimento, há diversos meios de primeira intervenção, entre eles, estão 3 veículos iguais ao que podem observar na imagem.
Após um grande incêndio em Março de 1999 que matou 40 pessoas, o túnel esteve fechado durante três anos, obrigando as autoridades a tomar altas medidas de segurança criando mais meios de evacuação e apostar em alta tecnologia.
Como podem observar este veículo tem duas cabines para a condução, o que permite uma maior mobilidade dentro das áreas de intervenção, está equipado com equipamento de combate a incêndios e desencarceramento, podendo atingir velocidades iguais a de um veículo pesado normal.
A área de intervenção está a cargo dos bombeiros franceses e italianos que dividiram o túnel em duas partes. Trabalhar em conjunto tem sido um desafio, especialmente porque mais de metade do túnel pertence à França, até aqui, como em Portugal, a guerra dos quintais também é uma realidade.
Até à próxima,
Sérgio Cipriano



