Cerca de 900 bombeiros combatiam na quarta-feira cerca de 70 incêndios que deflagraram nos Estados norte-americanos de Washington, Oregon e Idaho, obrigando à retirada de centenas de pessoas das suas casas, informou a CNN.
No total 13 Estados do oeste dos Estados Unidos foram afetados nos últimos dias por incêndios agravados pelas altas temperaturas e que ameaçaram habitações. Só no Estado de Washington, cerca de 400 pessoas foram forçadas a sair das suas casas devido aos fogos.
É precisamente no centro do Estado de Washington que estava esta madrugada em curso o fogo mais violento e que já destruiu cerca de 8.900 hectares e, pelo menos, 60 habitações desde que deflagrou na segunda-feira, de acordo com as autoridades norte-americanas.
Em Idaho, outro incêndio que estava ativo há duas semanas já consumiu, pelo menos, 260 quilómetros quadrados e as autoridades alertaram que a situação na região poderá agravar-se.
Quase 43 mil incêndios já foram registados este verão nos Estados Unidos e consumiram 2,6 milhões de hectares, de acordo com os dados do Centro Nacional Interinstitucional sobre Incêndios.
Só no passado mês de julho, o mês mais quente registado na história dos Estados Unidos, foram arrasados 810 mil hectares.
FONTE: Lusa