Um incêndio atingiu o núcleo de uma refinaria da Chevron na cidade de Richmond, na Califórnia (EUA), na noite desta segunda-feira. A unidade atingida produz 245 mil barris por dia, o que representa um oitavo de toda a produção do Estado. Aumentos significativos no peço da gasolina são esperados nos próximos dias. As informações são da Agência Reuters.
Os bombeiros não conseguiram controlar o fogo durante a madrugada e recomendaram que os moradores da cidade não saiam de casa, para se proteger à exposição a produtos químicos e fumaça.
A Chevron confirmou que ácido sulfúrico e dióxido de nitrogênio foram lançados no ar. A fumaça resultante do incidente já atingiu, além da cidade, o subúrbio de East Bay, um dos mais populosos de San Francisco.
“Eu olhei pela janela e vi uma imensa fumaça preta”, relatou Marc Mowrey, morador da região. Apesar da impressionante visão, ele relatou que o cheiro não é muito diferente daquele que a refinaria emite em dias comuns.
Recentemente, moradores de Richmond protestaram contra a Chevron, que não teria tomado medidas necessárias para um funcionamento sustentável da refinaria.
FONTE: terra.com.br
IMAGEM: Reuters