
Sabemos que os helicópteros ao serviço da Protecção Civil tem bastantes dificuldades em aterrar em certos locais devido às irregularidades dos terrenos. Mas este, é um problema que parece ter os dias contados…
A DARPA – Unidade de Pesquisa do Exercito Americano está a apostar no desenvolvimento de pernas robóticas para helicópteros e já existe uma versão de teste de controlo remoto.
Esta tecnologia revoluciona a forma como um helicóptero vai posar no solo. Consiste na substituição dos sistemas convencionais de aterragem por pernas robóticas articuladas, que se dobram ao tocar o solo e durante o voo, escondem-se por baixo do aparelho aéreo.
O objectivo é que, em breve, seja possível a realização de voos tripulados, tendo o helicóptero capacidade para pousar em terreno irregular, coberto de escombros ou superfícies móveis.
De acordo com o que a DARPA divulgou, os novos componentes electrónicos utilizam sensores para detectar locais em que seja possível pousar, garantindo em 80% aterragem mais segura, além de permitir pousos em inclinações até 20 graus.
A Unidade de Pesquisa avançou ainda que o Robotic Landing Gear, nome atribuído a esta nova tecnologia, pode ser adaptado para a maior parte dos helicópteros atuais sem um grande impacto no peso das aeronaves.
A Darpa está a trabalhar neste projeto em parceria com a Universidade de Tecnologia da Georgia e, se tudo correr bem, em breve chegará ao mercado, permitindo mais segurança aos pilotos e passageiros.
Vale a pena ver o vídeo de divulgação do projecto:
https://youtu.be/Ip_WqX8nmKY
Mónica Costa – Bombeiros.pt

