O Plano que se segue é um documento formal, da Câmara Municipal de Faro (CMF) referente ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Faro é um plano geral de proteção civil e é o resultado da revisão do anterior Plano (elaborado em 1999) elaborado à luz da nova Diretiva para a elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Este aplica-se a todo o concelho de Faro e a todos os organismos e instituições que cooperam nesta matéria. Articula-se com os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil dos concelhos adjacentes, nomeadamente: Loulé, Olhão e São Brás de Alportel, com o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Faro e com o Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o risco sísmico e tsunamis do Algarve.
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Faro
Parte I – Enquadramento Geral do Plano
Parte II – Organização da Resposta
Parte III – Áreas de Intervenção
Parte IV – Informação Complementar
Os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil constituem-se como instrumentos preventivos e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para fazer face aos acidentes e quando definida a composição das equipas de intervenção, é-lhes atribuída missões.