A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) teve conhecimento da anómala e grave situação originada pela falta de socorro a um jovem acidentado, prontamente socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Grândola, que de imediato encetaram as diligências necessárias para o transporte do sinistrado à unidade hospitalar de referência. Ao prestar apoio à vítima, os Bombeiros Voluntários de Grândola solicitaram ao INEM/CODU, conforme o regulamentado, o respectivo número de saída, o que foi recusado por este, apesar de lhes terem sido fornecidos todos os dados da situação da vítima, referenciando estes a recusa porque a situação não se tratava de um caso urgente.
Atendendo a que situações destas se estão a repetir com frequência por todo o país, vem a LBP afirmar a sua total discordância por este tipo de atitudes que podem pôr em risco de vida muitos cidadãos e lançar a responsabilidade da falha de prestação de socorro para os Bombeiros.
Perante esta grave situação e já tantas vezes repetidas, informa a LBP que vai solicitar ao Presidente do INEM que mande instaurar, com carácter de urgência, um inquérito para apurar esta e outras situações já em tempo expostas a esta entidade e que não tem sortido qualquer efeito prático.
Esclarece ainda a LBP que na próxima reunião já agendada com o Presidente do INEM, no próximo dia 9 de Abril, às 15h00, na sede do referido instituto, este será um dos assuntos prioritários em agenda atendendo à sua gravosa dimensão.
Aproveita o Presidente da LBP, Cmdt. Jaime Marta Soares, para saudar o Corpo de Bombeiros Voluntários de Grândola pela forma competente e profissional como procedeu no apoio ao sinistrado.
Nota enviada à redação do portal bombeiros.pt