A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia devia ter elegido no dia 27 de Dezembro os novos corpos gerentes para o triénio 2015/2017.
Fonte próxima do portal bombeiros.pt refere que o Presidente da Assembleia Geral (AG) da instituição anunciou que as duas listas não respeitam o disposto dos estatutos da Associação.
Na alegação proferida pelo Presidente da AG, diz que as listas candidatas não cumprem os estatutos, dado que, ambas não apresentaram uma lista para o Conselho Geral, órgão este, que segundo o atual presidente deve ir igualmente a sufrágio.
Vitor Dias, candidato pela lista B, refere na sua página do Facebook que: “há mais de 3 anos que os atuais órgãos sociais NÃO CUMPREM os Estatutos e pura e simplesmente os ignoram.” segundo o mesmo candidato, na lista adversária, liderada por Pedro Sousa “foram detetadas irregularidades GRAVES na sua formalização e DENUNCIADAS no dia 19.12, pelo que, o Presidente da AG tinha tempo e matéria legal para a RETIRAR.”
Ainda segundo o mesmo candidato “no artigo 76º (formalização de candidaturas) só é obrigatório apresentar lista completa de efetivo e suplentes para a Direção, para o Conselho Fiscal e Assembleia Geral.” referindo que este artigo é cumprido na íntegra pela sua candidatura.
Na sua opinião (baseado na leitura que faz dos estatutos) o sufrágio devia ter ocorrido no dia 27 de Dezembro com normalidade e apenas com a sua lista presente a sufrágio. Indignado, o candidato da lista B diz recorrer à justiça para repor a verdade.
Bombeiros.pt