O Sindicato Nacional de Proteção Civil (SNPC) continua na senda da melhoria das condições e dos conhecimentos dos sapadores florestais e bombeiros, tendo desta vez apoiado a realização de um curso em Pinhel que culminará com a credenciação de todos os formandos como Operacional de Queima.
Começou no passado sábado, dia 2 de Outubro, a Formação Profissional Operacional de Queima nos Bombeiros Voluntários de Pinhel, Guarda. Esta formação conta com formandos provenientes dos sapadores florestais, bombeiros voluntários e antigos bombeiros (entre os quais um jornalista do Portal Bombeiros.pt).
A formação iniciou-se com a UFCD 3127 – Prevenção de Incêndios Rurais, seguindo-se mais três UFCD (9990, 5377, 9986) e culminando no final das 200 horas na credenciação dos formandos como Operacionais de Queima.
Esta formação é uma aposta do SNPC que conta com o apoio do Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional (CEFOSAP) que certifica todas as formações e que conta com muitos anos de experiência na formação profissional em Portugal.
Os Bombeiros Voluntários de Pinhel, representados pelo Oficial Bombeiro Ricardo Monteiro, agradeceram a formação e cedem as instalações.
O SNPC, pela voz de Alexandre Carvalho, afirmou que irá continuar “a apostar na formação profissional em diversas localidades do país, porque entendemos que o saber não ocupa lugar e a formação é essencial para a preparação de todos os operacionais”.