Decorreu hoje (dia 19) em Nelas o 1.º Seminário de Equipas de Apoio Psicossocial, numa iniciativa organizada pelos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, que este ano celebram o octogésimo terceiro aniversário, e que contou com o apoio da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), da Escola Nacional de Bombeiros, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Câmara Municipal da de Nelas.
João Rodrigues, Comandante dos Bombeiros de Canas de Senhorim, em declarações ao Portal Bombeiros.pt, referiu que este seminário surgiu como resposta à constatação de que as Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) da ANPC não estariam a ter a divulgação que mereceriam dentro dos corpos de bombeiros e “pretendeu dar a conhecer o trabalho que elas realizam e a sua importância para todos os bombeiros de Portugal.” Assumiu que “os acidentes críticos acontecem a todos e que a proximidade que temos com estas pessoas é muito importante para todos os corpos de bombeiros”, lembrando também que não deve ser só aquando dos acidentes graves que estas equipas devem aparecer nos corpos de bombeiros.
Já Alexandre Borges, vice-presidente do município de Nelas e responsável pelo pelouro da Protecção Civil, “ficou muito agradado com esta iniciativa” e revelou que o município “ajudou com muita honra os bombeiros de Canas de Senhorim a organizarem e a promoverem este seminário” que considerou muito relevante devido “ao que se passou no Verão passado” e às necessidades de formação nesta área. Bombeiro há mais de 25 anos na corporação de Canas de Senhorim, Alexandre Borges ficou ainda mais agradado por poder contribuir para “apoiar, potenciar e valorizar” ainda mais as associações de bombeiros, referindo que foi com um gosto acrescido que viu “uma casa cheia de pessoal voluntário que num Domingo à tarde se disponibilizou” para participar no seminário. O facto de este ser o primeiro seminário com este tema a ser organizado em Portugal, em Nelas e pelos Bombeiros de Canas de Senhorim é visto como positivo e, segundo o autarca, “revela que a corporação está atenta” à realidade e, com isso, vem potenciar os bombeiros do concelho e o próprio concelho.
No que toca às comunicações, destaque para o psicólogo Rui Ângelo, coordenador nacional das EAPS, que abordou a Gestão de Incidentes e disse aos presentes que era “necessário haver muita comunicação entre os elementos do corpo de bombeiros de forma a prever eventuais traumas” decorrentes de acidentes que foram presenciados.
Neste seminário esteve ainda presente o Tenente-Coronel Lúcio Campos, Comandante Operacional Distrital de Viseu, que se afirmou muito contente por se realizar no seu distrito “um seminário histórico sobre apoio psicossocial”, fundamentando esta sua afirmação no facto de aqui se estarem a lançar as bases, a partir de uma nova visão que surge na Autoridade, de uma colaboração entre entidades que não estavam habituadas a colaborar: Cruz Vermelha, INEM e a própria ANPC.
Como notas finais, tanto Lúcio Campos como Rui Ângelo fizeram afirmações curiosas e que poderão ser um sintoma de uma nova atitude ao nível da gestão nacional dos corpos de bombeiros e dos novos currículos formativos para bombeiros. Disse o coordenador nacional das EAPS, sobre conteúdos sobre gestão de incidentes, que “há necessidade de integrar estes conhecimentos no currículo de formação de bombeiros”. Já o CODIS Lúcio Campos afirmou que “a ANPC tem de, no dia-a-dia, se aproximar dos corpos de bombeiros, não o fazendo apenas depois dos acidentes como reacção mas como prevenção e estabelecimento de ideias comuns”.
–
Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/
–
Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!
A informação com qualidade começa em ti!