Três alpinistas continuam desaparecidos, depois de cinco outros terem sido salvos hoje (24 de Setembro) no Nepal, na sequência de uma avalancha no monte Manaslu (8156 metros), da qual resultaram pelo menos nove mortos, informaram as autoridades.
Três alpinistas franceses e um canadiano continuam desaparecidos, afirmou o chefe da polícia local, Basanta Bahadur Kunwar, adiantando que as operações com helicópteros foram interrompidas, mas que guias estão a procurar nas montanhas.
“Conseguimos socorrer hoje cinco” pessoas, indicou Kunwar, precisando que não dispunha de informações sobre as nacionalidades dos alpinistas salvos.
As equipas de socorristas retomaram hoje as buscas no monte Manaslu, na sequência da avalanche que ocorreu na noite de sábado para domingo, depois das operações terem sido interrompidas no domingo devido às más condições meteorológicas.
A avalancha apanhou alpinistas num campo a 7.000 metros de altitude, quando se preparavam para avançar para o pico, que se situa a 8.156 metros.
As autoridades indicaram que entre as vítimas mortais estão quatro franceses, um italiano, um alemão, pelo menos um hispânico e um nepalês.
No domingo, 13 pessoas foram resgatadas com vida.
Fonte: Jornal de Notícias