
Onde há fumo, há fogo… E em breve, onde há fogo, há realidade aumentada, com imagens térmicas incorporadas nos capacetes e no futuro nas máscaras de bombeiros.
Já ouvimos falar, há algum tempo, de capacetes com este tipo de características, são mesmo já usados em várias corporações de bombeiros por todo o mundo, mas além de muito dispendiosas são também muito pesados e, como sabemos, a mobilidade é crucial em qualquer cenário de combate a incêndios.
E eis que, diretamente da Suiça, especificamente da Escola Federal Politécnica de Lausanne – EPFL, é apresentado, muito recentemente, o projeto VIZIR que irá permitir aos bombeiros ter acesso a imagens térmicas de realidade aumentada através de uma câmara anexada no canto superior dos capacetes, podendo facilmente ser movida, e posteriormente será adaptada às máscaras.
Embora haja semelhanças significativas entre o Vizir e o concorrente capacete de combate a incêndios Scott Vista, há algumas diferenças importantes: O Scott Vista não tem câmara externa e o o visor térmico é no canto, enquanto o VIZIR apresenta imagens de realidade aumentada no centro. E mesmo que os dois produtos sejam semelhantes, a concorrência neste mercado poderá ser crucial, até porque os preços altos têm impedido que os bombeiros com menores capacidades financeiras tenham acesso à tecnologia existente, e se o Vizir e o Scott Vista acabarem por competir, os bombeiros, provavelmente, vão beneficiar com isso.
Vejam o vídeo e saibam mais sobre o VIZIR:
E os nossos bombeiros, também querem a realidade aumentada?
Fonte: popularmechanics.com/bombeiros.pt

