O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta para segunda e terça-feira devido ao agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas, devido a uma superfície frontal fria.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) as previsões apontam para vento forte a muito forte (50 a 75 quilómetros/hora) de sudoeste, entre as 11:00 (12:00 em Lisboa) e as 19:00 de segunda-feira, podendo as rajadas chegar aos 100 quilómetros/hora.
As previsões para aquelas duas ilhas apontam ainda para precipitação por vezes forte entre as 12:00 e as 18:00. O estado do mar será alteroso a tempestuoso, com ondas de oeste de seis metros, condições que irão gradualmente melhorando com o cair da noite.
Já nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), as previsões apontam para vento de sudoeste entre as 17:00 de segunda-feira e as 07:00 de terça-feira, altura em que se poderá registar vento forte e muito forte e rajadas até 100 quilómetros/hora.
A chuva poderá também ser forte naquelas ilhas entre as 23:00 de segunda-feira e as 06:00 de terça-feira.
O mar estará alteroso a tempestuoso, com ondulação oeste de cinco metros.
O agravamento do estado do tempo nos Açores é provocado por uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte, segundo o IPMA.
A Proteção Civil dos Açores recomenda às populações que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.
FONTE: DD