O Plano que se segue é um documento formal, da Câmara Municipal de Elvas (CMA) referente ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Elvas é um documento geral de âmbito municipal, que tenta fazer referência a todos os riscos identificados no concelho.
Este pretende clarificar e definir as atribuições e responsabilidades que competem a cada um dos agentes de proteção civil intervenientes em situações de acidente grave ou catástrofe, suscetíveis de afetar pessoas, bens ou o ambiente.
O concelho de Elvas pertence ao distrito de Portalegre e é limitado a Norte pelos concelhos de Arronches e Campo Maior, a Oeste pelos concelhos de Monforte e Borba, a Sul pelos concelhos de Vila Viçosa e Alandroal e a Este pela Estremadura espanhola. Cidade raiana, localizada no lado oposto à capital, é também um dos limites entre o Alto e o Baixo Alentejo.
Face aos riscos e zonas vulneráveis no concelho de Elvas pode dizer-se que os principais identificados são a seca, os incêndios agrícolas, cheias na zona da cidade, em algumas herdades e aldeias, rutura de barragens, rutura de gasodutos, colapso de estruturas, acidentes com matérias perigosas.
Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Elvas
Parte I – Enquadramento Geral do Plano
Parte II – Organização da Resposta
Parte III – Áreas de Intervenção
Parte IV – Informação Complementar
Os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil constituem-se como instrumentos preventivos e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para fazer face aos acidentes e quando definida a composição das equipas de intervenção, é-lhes atribuída missões.