O Plano que se segue é um documento formal, da Câmara Municipal de Aguiar da Beira (CMAB) referente ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Aguiar da Beira é um documento que define as orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. A reposição da normalidade das áreas afetadas constitui outro dos seus objetivos, de forma a minimizar os efeitos de um acidente grave ou catástrofe sobre as pessoas, bens e o ambiente.
O principal risco passível de afetar coletivamente o Município de Aguiar da Beira é o da ocorrência de incêndios florestais (uma vez que a ocupação do solo é maioritariamente Florestal, com uma área de 11.645,81ha, cerca de 56% da superfície concelhia).
Contudo, este é um plano geral, pois foi elaborado para enfrentar a generalidade das situações de emergência que se admitem no âmbito territorial e administrativo do Município.
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Aguiar da Beira
Parte I – Enquadramento Geral do Plano
Parte II – Organização da Resposta
Parte III – Áreas de Intervenção
Parte IV – Informação Complementar
Os Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil constituem-se como instrumentos preventivos e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, se estabelecem os meios para fazer face aos acidentes e quando definida a composição das equipas de intervenção, é-lhes atribuída missões.