O Plano que se segue é um documento formal, do Governo Civil do Distrito de Faro referente ao Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve.
O Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve é um instrumento de suporte ao Sistema de Protecção Civil para a gestão operacional em caso de ocorrência de um evento sísmico na Região em apreço.
O respetivo plano teve por base o Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve que visou o conhecimento aprofundado do risco sísmico e de tsunamis na região e o desenvolvimento deste Plano.
A importância da Região do Algarve no contexto do país é por demais evidente pelas características urbanas, sociais, económicas, turísticas e políticas deste território.
Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve
Parte I – Enquadramento Geral do Plano
Parte II – Organização da Resposta
Parte III – Áreas de Intervenção
Parte IV – Informação Complementar
Os Planos Especiais de Emergência de Proteção Civil apresentam-se com o objetivo de serem aplicados quando ocorrem acidentes graves e catástrofes específicas, cuja natureza requeira uma metodologia técnica e/ou cientifica adequada, e cuja ocorrência no tempo e no espaço seja previsível com elevada probabilidade ou mesmo com baixa probabilidade associada, possa vir a ter consequências inaceitáveis.