O Plano que se segue é um documento formal, do Governo Civil de Castelo Branco referente ao Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para Acidentes Ferroviários.
O Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para Acidentes Ferroviários é um instrumento de suporte ao Sistema de Protecção Civil para a gestão operacional em caso da ocorrência de um acidente ferroviário na Linha da Beira Baixa presente no Distrito de Castelo Branco.
Apesar dos acidentes ferroviários serem raros, os mesmos podem no entanto, implicar consequências gravosas ao nível humano, estrutural e ambiental. É um sector a que lhe está implícito potencial perigo (situação com o potencial de criar danos, designadamente ferimentos e lesões pessoais, danos para a propriedade, instalações, equipamentos, ambiente ou perdas económicas).
Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para Acidentes Ferroviários
Parte I – Enquadramento Geral do Plano
Parte II – Organização da Resposta
Parte III – Áreas de Intervenção
Parte IV – Informação Complementar
Os Planos Especiais de Emergência de Proteção Civil apresentam-se com o objetivo de serem aplicados quando ocorrem acidentes graves e catástrofes específicas, cuja natureza requeira uma metodologia técnica e/ou cientifica adequada, e cuja ocorrência no tempo e no espaço seja previsível com elevada probabilidade ou mesmo com baixa probabilidade associada, possa vir a ter consequências inaceitáveis.