O vereador da Câmara de Santarém António Valente, responsável pela protecção civil municipal, insurgiu-se na última reunião do executivo contra os peditórios que têm vindo a ser feitos na cidade e no concelho desde há alguns meses por um grupo de homens fardados de bombeiros que nada têm a ver com os soldados da paz, para além do facto de o montante recolhido, segundo os angariadores, se destinar supostamente a ajudar associações humanitárias do distrito de Évora.
António Valente afirmou ter dúvidas que esses homens, oriundos do Alentejo, possam andar assim vestidos na rua e com a palavra “bombeiros” inscrita na roupa e a identificá-los como tal. O autarca disse que já contactou a PSP sobre o assunto, tendo a polícia dito que nada podia fazer relativamente a isso.
Deixando claro que não está em curso qualquer peditório para corporações de bombeiros do concelho, António Valente diz que os peditórios, habitualmente feitos em zonas de muito movimento e até nos semáforos, decorrem por vezes de forma “muito agressiva”, perturbando o normal fluxo do trânsito rodoviário e incomodando quem é abordado.
Fonte: O Mirante