
Um incêndio de grandes proporções deflagrou na madrugada desta quarta-feira num edifício residencial em Paris, capital da França, e deixou pelo menos 11 pessoas desaparecidas. As autoridades francesas estão a investigar as causas do fogo, que se alastrou por vários andares do prédio e obrigou à evacuação de dezenas de moradores.
Segundo o porta-voz dos bombeiros, Emmanuel Grégoire, o incêndio começou por volta das 2h30 da manhã (hora local) e foi controlado cerca de três horas depois. Ele disse que as chamas foram muito intensas e que os bombeiros tiveram dificuldades em aceder ao local. “Foi um incêndio muito violento, com uma grande emissão de fumo e calor”, afirmou.
Grégoire informou ainda que 11 pessoas estão desaparecidas, mas não confirmou se elas estavam no interior do edifício ou se conseguiram fugir. Ele disse que as buscas continuam e que há esperança de encontrar sobreviventes. “Estamos a fazer tudo o que podemos para localizar as vítimas e prestar-lhes socorro”, declarou.
O edifício onde ocorreu o incêndio fica no 19º arrondissement de Paris, uma zona popular e multicultural da cidade. O prédio tem cerca de 10 andares e alberga vários apartamentos sociais. Segundo testemunhas, muitos dos moradores são imigrantes ou refugiados.
As autoridades francesas abriram um inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio, que pode ter origem criminosa. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, visitou o local e manifestou a sua solidariedade às vítimas e aos bombeiros. Ele disse que o governo vai disponibilizar alojamento temporário para os desalojados e apoio psicológico para os afetados pela tragédia.