O Ministério da Administração Interna autorizou a antecipação do pagamento de despesas extraordinárias feitas pelas corporações de bombeiros no combate aos incêndios florestais e subsídios de combustível.
A antecipação do pagamento dos combustíveis utilizados no combate aos incêndios florestais ocorridos nos meses de julho, agosto e setembro foi já concretizada, correspondendo a uma antecipação global de 1.287.385 euros. O pagamento desta comparticipação tem ocorrido em dezembro, indica o ministério de Miguel Macedo.
O pagamento das despesas extraordinárias com incêndios florestais, nomeadamente reparações de veículos, danos em equipamentos e alimentação, foi também antecipado para 15 de Outubro, quando habitualmente apenas ocorreria na segunda quinzena de dezembro.
“Face ao intenso envolvimento das corporações de bombeiros no combate aos incêndios florestais durante o corrente ano, o MAI determinou, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a antecipação do pagamento de despesas extraordinárias com incêndios florestais e subsídios de combustível”, refere uma nota ministerial.
Segundo o MAI, esta antecipação visa agilizar procedimentos por forma a garantir a manutenção da capacidade operacional dos bombeiros e “impedir que as respectivas associações suportem sobrecustos que o MAI quer, assim, evitar”.
Fonte: Jornal de Notícias