Uma equipa marroquina conquistou recentemente a certificação INSARAG, tornando-se assim na primeira equipa africana a receber esta distinção em termos de Busca e Salvamento Urbano.
Damos-vos conta de alguns pormenores importantes do processo de certificação:
28 Outubro de 2014, Berne, Suíça: Três aviões marroquinos com especialistas em busca e cães farejadores chegaram à Suíça. A equipa realizou três dias intensos de exercícios com os seus homólogos suíços.
A equipa marroquina incluiu 113 pessoas, nove cães e 16 toneladas de material. O objetivo: tornarem-se a primeira equipa africana a receber a prestigiosa acreditação INSARAG* dedicada a USAR**
*INSARAG – International Search and Rescue Advisory Group significa Pesquisa Internacional e Grupo Consultivo de Resgate. É uma rede de países e organizações dedicadas à pesquisa urbana e salvamento em catástrofes e respostas a essa catástrofe.
** USAR – Urban search and rescue que significa Busca e Salvamento Urbano
A creditação é feita através de um processo de revisão por pares, com equipas credenciadas a trabalhar ao lado numa situação simulada.
Neste caso, a equipa marroquina foi monitorizada e avaliada por uma equipa de sete peritos internacionais, a partir da Holanda, Reino Unido, Hungria, Emirados Árabes Unidos, Rússia e Tunísia.
Os cães de busca marroquinos foram também verificados pelas autoridades aeroportuárias suíças. Estes, podem ajudar a localizar pessoas presas em edifícios desmoronados e em grandes áreas num curto espaço de tempo.
29 de outubro de 2014, Epeisses, Suíça: Quatro membros da equipa marroquina trabalharam durante a noite, na tentativa de obter acesso a uma câmara debaixo da estrutura que desabou. Os Grupos de resgate trabalham sempre em pares, uma medida de segurança importante sendo as condições de trabalho perigosas.
As equipas de busca e resgate marroquinas e Suíças realizaram uma Operação no Centro de Coordenação (OSOCC), criado no local de exercício. Como numa situação de verdadeira calamidade, encontros como estes são importantes oportunidades para coordenar atividades e compartilhar informações cruciais.
30 de outubro de 2014, Epeisses, Suíça: Quando a noite caiu, os marroquinos e equipas suíças começaram a trabalhar num local projetado especificamente para estes tipos de exercícios.
Foi exigida uma enorme quantidade de esforço para fazer este exercício de forma mais real possível. As equipas tinham de ser totalmente auto-contidas na implantação de todos os materiais e suprimentos de que precisam para concluir com êxito a esgotante simulação de 36 horas.
O exercício de campo ofereceu o cenário perfeito para a equipa especialista demonstrar a sua capacidade, de colocar em prática diversas atividades, tais como cortar, quebrar e passar através de paredes, pisos, colunas e madeira para permitir o resgate em segurança de vítimas presas.
Por fim o Sucesso! Os membros da equipa marroquina foram felicitados pelos seus colegas suíços durante a cerimonia oficial. Estes membros foram treinados por mentores suíços, a fim de atingir os padrões adequados USAR necessários para obter a certificação INSARAG.
Assim, depois de um treino intenso, em condições simuladas mas muito próximas das reais, a equipa marroquina está pronta para procurar nos escombros e salvar tantas vidas quanto possível.
Bombeiros.pt/unocha.org