A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, área de especialização em Ciências do Risco, do curso interdisciplinar das Faculdades de Letras, Ciências e Tecnologia e de Economia na Universidade de Coimbra.
Esta foi realizada por Samuel David Rodrigues Martins, sob a orientação científica do Professor Doutor Domingos Xavier Viegas e coorientação do Eng.º Paulo Dias.
Salienta que:
– A gestão do combate aos incêndios florestais em Portugal é apontada como um ponto fraco do sistema de combate.
– Para a compreensão deste problema deve-se perceber as causas das dificuldades sentidas no desempenho da função, em especial ao nível do planeamento e também, o modo como a eficácia do combate e a segurança são afetados nestas situações.
– Aspetos como as limitações na capacidade de avaliação do comportamento do fogo e dos fatores determinantes na propagação dos incêndios florestais, o pouco uso de métodos de apoio à decisão, a dependência da técnica de combate direto com água, a origem destes, estarão provavelmente ligados à pouca existência de valências técnicas nos teatros de operações.
Incêndios Florestais: Comportamento, Segurança e Extinção
Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.