O incêndio que deflagrou ao início da tarde da hoje em Figueiró dos Vinhos, e no qual morreu um bombeiro, “deverá estar controlado nas próximas horas”, disse o comandante operacional José Manuel Moura.
“O incêndio está neste momento [pelas 20:20] a ceder aos meios e julgamos, nas próximas horas, ter a situação resolvida”, informou José Manuel Moura, no local onde está sediado o posto de comando operacional.
Vários bombeiros encontram-se neste local, com lágrimas nos olhos, emocionados pela morte do colega de 51 anos, que morreu esta tarde enquanto combatia as chamas.
O bombeiro Vítor Mundinho faleceu pelas 17:00 apanhado pelas chamas na localidade de Aldeia de Ana de Avis, ao cair numa ribanceira depois de ter abastecido de água o veículo onde seguia sozinho.
Sobre a morte deste bombeiro, José Manuel Moura recordou que “os acidentes acontecem”, lamentando de forma “muito profunda e sentida” que este acidente tenha acontecido.
“Temos agora este incêndio para resolver e amanhã teremos outro. Por isso, importa, em memória deste bombeiro, que era um bombeiro de mão cheia aqui de Figueiró dos Vinhos, continuar esta luta”, afirmou o comandante.
O incêndio deflagrou às 15:00 e continua com duas frentes a consumir mato, mas os meios aéreos diminuíram, com a redução de dois aviões. Os 285 operacionais e as 79 viaturas mantinham-se, pelas 20:50.