Cinco meios aéreos e mais de 450 homens estão no local. Fogo está em fase de resolução.
O incêndio que deflagrou na sexta-feira numa zona de mato em Aljezur foi dado como dominado cerca das 09h45 deste sábado pela Proteção Civil.
Às 08h30 deste sábado estavam no combate ao incêndio 470 operacionais, apoiados por 148 veículos, 5 meios aéreos e cinco máquinas de rasto.
Um troço da Estrada Nacional 125 entre o cruzamento de Burgau e a rotunda de Budens (Vila do Bispo) e “o estradão” que liga Budens a Pedralva estão interditos ao trânsito, disse a mesma fonte do CDOS de Faro.
A fonte disse não ter informação de que tenham sido atingidas pelo fogo casas de primeira habitação. “Temos informação que alguns barracões que estavam dispersos pela área do incêndio possam ter ardido”.
Na sexta-feira, por precaução algumas pessoas foram aconselhadas a sair das suas casas, tendo sido reencaminhadas para a Aldeia de Pedralva, mas a situação já está regularizada.
“As pessoas já regressaram às suas habitações e outras, como estavam em autocaravanas, deslocaram-se para outros locais”, disse a mesma fonte.
Ao início da tarde de sexta-feira, o incêndio chegou a ter três frentes ativas a progredir com “grande intensidade”, e a Proteção Civil deslocou habitantes de casas que estavam na frente de fogo para a Aldeia da Pedralva, uma aldeia rural do concelho de Vila do Bispo que já foi habitada por mais de 100 pessoas, mas cujas 24 casas são usadas, desde 2010, para fins turísticos.
Temperatura
Este sábado, para o local do incêndio são esperadas temperaturas até aos 27 graus, humidade relativa baixa e rajadas de vento superiores a 50 quilómetro/horas. Condições favoráveis à progressão das chamas. A autoridade informa, ainda, que o risco de incêndio em Lagos e Aljezur é moderado e em Vila do Bispo é elevado.
Fonte: Correio da Manha