A Câmara Municipal do Funchal vai abrir concurso externo para o recrutamento de 24 bombeiros sapadores. A proposta vai à Reunião de Câmara da próxima semana, que é a ultima deste ano e que acontece, na quinta, 19 de Dezembro.
Refira-se que o «Mapa de Pessoal do Município do Funchal para 2024, aprovado na Sessão da Assembleia Municipal do Funchal de 13 de dezembro de 2023, sob proposta da Câmara Municipal do Funchal datada de 30 de novembro, contempla 24 postos de trabalho na carreira de bombeiro sapador, que não se encontram ocupados, mas que são necessários para que o Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal alcance as atribuições, as competências e os objetivos fixados», consoante explica o vice-presidente da CMF, Bruno Pereira.
Bruno Pereira, que tutela, entre outros pelouros, os Bombeiros e a Protecção Civil, adianta que, presentemente, «o Município do Funchal não dispõe de qualquer reserva de recrutamento para colmatar a ocupação de postos de trabalho de bombeiro sapador».
Além do mais, consoante acrescenta, o Orçamento da CMF para 2024, que foi aprovado, em Dezembro do ano passado, em Assembleia Municipal, afecta «o Município do Funchal não dispõe de qualquer reserva de recrutamento para colmatar a ocupação de postos de trabalho de bombeiro sapador».
Note-se que a Câmara Municipal do Funchal tem vindo a valorizar os Bombeiros Sapadores do Funchal, nomeadamente na formação e valorização financeira da carreira, na aquisição de equipamentos e no recrutamento de novos operacionais, como é este o caso.
Aliás, ainda recentemente aquando do 136º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, a presidente da CMF, Cristina Pedra, anunciou que o investimento municipal, nesta área, vai continuar, apontando como objectivos a requalificação das instalações, assumindo a necessidade de ser construída uma “nova camarata feminina”, atendendo ao facto que as novas escolas de bombeiros e o número de elementos femininos estar sempre a crescer.
Para 2025, além da aquisição de dois VUCI – Veículos Urbanos de Combate a Incêndios de Média Dimensão – destinados aos arruamentos mais estreitos do Funchal, no valor de 430 mil euros e de veículos de comando táctico, no valor de 70 mil euros e veículos ligeiros, no valor de 35 mil euros, a autarquia tem 250mil euros para a aquisição de novos equipamentos e 270 mil euros para cursos de formação, entre outras medidas.