A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Psicologia, especialidade de Psicologia da Saúde, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve.
Esta foi realizada por Ana Cristina Bilau Moura, sob a orientação científica do Professor Doutor José Carlos Pestana dos Santos Cruz.
A presente investigação teve como objetivo verificar se os bombeiros apresentam níveis de burnout superiores aos outros profissionais de ajuda e que factores contribuíam para as suas variações. Procura entender em que medida as variáveis externas e as variáveis moderadoras influenciavam os níveis de burnout e a avaliação subjetiva dos bombeiros em relação à sua saúde física, assim como perceber se variáveis mediadoras, nomeadamente as estratégias de coping e os estilos de vida, influenciam nos níveis de burnout e a avaliação subjetiva da saúde física.
Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.