Em audição na Comissão Parlamentar de Agricultura sobre os incêndios de verão no Algarve, Jaime Soares considerou que a Escola Nacional de Bombeiros está a servir para pagar os salários aos bombeiros canarinhos e aos operadores centrais.
“É uma barriga de aluguer”, disse o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, acrescentando que a escola está “desviada da sua verdadeira realidade”.
“A escola tem um orçamento de 16 milhões e 14,5 milhões, ou seja, 96,5%, é para pagar estruturas que nada têm a ver com a sua estrutura”, afirmou aos deputados, hoje, a propósito dos incêndios no Algarve.
Para o dirigente dos bombeiros, a situação é “surrealista e inaceitável” e “desvia a verdadeira realidade do que deve ser a escola, que deve ser o quartel geral dos bombeiros”. “A escola não tem dinâmicas, horizontes”, considerou Jaime Soares, informando que já divulgou o voto contra o plano de atividades e as contas da escola, o que irá conduzir a um “empate” no resultado da contagem de votos.
Porém, o presidente da liga indicou haver um acordo com o Ministério da Administração Interna para ser “desenvolvido em conjunto” uma redefinição do funcionamento da escola dos bombeiros.
FONTE: DN