O secretário regional da Saúde dos Açores disse que o ministro da Administração Interna garantiu que o atendimento do número nacional de emergência 112 não sofrerá constrangimentos no arquipélago por razões economicistas.
Luís Cabral esteve em Lisboa para se reunir com o ministro Miguel Macedo por causa de questões ligadas à proteção civil no arquipélago.
Luís Cabral disse aos jornalistas que transmitiu a Miguel Macedo que “tinham sido reportadas falhas” no atendimento do 112 no arquipélago, “alegadamente por insuficiência de pessoal”.
“O ministro mostrou, através de relatórios, que o atendimento tem sido constante e que as situações pontuais, a terem existido, serão resolvidas e que não há uma política, no fundo, de diminuição de recursos, mas sim de manutenção de recursos”, referiu o secretário regional.
Além do número de emergência nacional, Luís Cabral abordou com Miguel Macedo a articulação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, “para tentar discutir pontos de melhor funcionamento e a componente de formação”.
“Nomeadamente, naquilo que o registo nacional de bombeiros, a que até agora os bombeiros açorianos não tinham acesso. O ministro acedeu a que pudesse ser feito exatamente da mesma forma do que na Região Autónoma da Madeira”, afirmou Luís Cabral.
(Fonte: Lusa)