Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e dois a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Autoridade Nacional de Proteção Civil aconselha os cidadãos a adotarem medidas de precaução nas estradas e a garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas devido à previsão de mau tempo para as próximas 48 horas.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Braga, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Faro estão hoje sob aviso laranja devido à previsão entre hoje e sábado de precipitação e vento forte, que nas terras altas podem atingir os 120 km/hora, e agitação marítima com ondas entre 4 a 5 metros.
O IPMA colocou os distritos de Évora e Santarém sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 03:00 e as 08:59 de sábado.
Também sob aviso amarelo está o arquipélago da Madeira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros.
O aviso laranja é o segundo mais grave na escala do IPMA, e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que se recomenda a manutenção ao corrente das condições meteorológicas e seguir as orientações da Proteção Civil. Já o aviso amarelo é o menos grave da mesma escala e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje o IPMA prevê, nas regiões do norte e centro, céu muito nublado, chuva, por vezes forte em especial a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se forte a muito forte nas terras altas com rajadas da ordem dos 120 km/hora e pequena subida da temperatura.
No sul, a previsão aponta para céu muito nublado, períodos de chuva fraca, aumentando de intensidade e de frequência a partir da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste tornando-se moderado a forte com rajadas da ordem dos 70 km/hora no litoral a partir da tarde.
Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de oeste, com rajadas da ordem dos 95 km/hora, tornando-se de sudoeste, e podendo soprar forte a muito forte com rajadas da ordem dos 120 km/hora na Serra de S. Mamede, e pequena descida da temperatura mínima.
Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 16 graus Celsius, no Porto 15, em Faro 17, no Funchal 21 e em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 18.
FONTE: SIC