Os bombeiros tiveram que intervir em vários túneis rodoviários da capital e responderam a 150 pedidos de auxílio.
Inundações, túneis bloqueados e outros danos provocados pela chuva que caiu nesta quinta-feira ao final do dia levaram os Sapadores Bombeiros de Lisboa a responder a mais de 150 pedidos de auxílio entre as 17h e a meia-noite. Em Oeiras, a ribeira da Laje transbordou.
Fonte dos Sapadores disse à Lusa que a maior parte das chamadas deveu-se a inundações, mas houve também pedidos devido a algerozes entupidos e coberturas danificadas.
Os bombeiros tiveram que intervir em vários túneis rodoviários da capital, para desentupir sarjetas e restabelecer a circulação, com a situação mais complicada a registar-se no túnel da Avenida Santo Condestável.
Em Oeiras, a ribeira da Laje transbordou, inundou as ruas circundantes e obrigou ao corte do trânsito na Marginal. Por volta da meia-noite a situação estava normalizada, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais, José Manuel Pereira.
O responsável indicou que o caudal da ribeira tinha regressado ao normal com a maré baixa e o fim da chuva intensa que caiu durante toda a tarde e início da noite na zona de Lisboa.
Quanto às dezenas de carros que ficaram parcialmente submersos num parque de estacionamento ao lado da ribeira, os bombeiros retiraram alguns e a assistência em viagem de cada condutor estava a tratar dos restantes.
Segundo a TSF, nesta manhã estava tudo mais tranquilo em Oeiras. Numa parede era visível uma marca do nível da água, que atingia um metro de altura.
Para esta sexta-feira, o Instituto de Meteorologia prevê uma diminuição da precipitação e uma subida da temperatura para todo o país. Está prevista a ocorrência de aguaceiros pouco frequentes até ao início da tarde.
Na Grande Lisboa, o céu estará muito nublado diminuindo gradualmente a nebulosidade, com aguaceiros pouco frequentes até ao fim da manhã.
FONTE: Publico