
A Câmara Municipal de Faro e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro “Cruz Lusa” (AHBVF) assinaram, na passada sexta-feira, um protocolo de colaboração que implica um investimento de 50 mil euros.
A verba, dez mil euros em cinco tranches mensais, será utilizada na melhoria das condições de operacionalidade da corporação farense, segundo o acordo aprovado por unanimidade em reunião de câmara, do passado dia 14 de março por proposta do presidente da câmara, Rogério Bacalhau.
“O objetivo é apoiar as missões de proteção e socorro desenvolvidas pelo corpo de bombeiros voluntários durante este ano civil”, salienta a autarquia.
“Trata-se de um esforço suplementar que o concelho faz para apoiar os seus bombeiros. Isto corresponde a uma vontade comum de ter um corpo de voluntários igualmente bravo, mas mais forte, mais moderno, mais funcional e em instalações mais adequadas”, disse Rogério Bacalhau.
Por seu lado, a direção da AHBV agradeceu, em nota pública, “o grande esforço que a autarquia levou a cabo para poder libertar esta verba, em pleno processo de reequilíbrio financeiro”.
A AHBVF “atravessa momentos de grande dificuldade”, assinala a câmara de Faro, recordando que, já em 2014 e 2015, abrira “uma exceção no quadro de rigorosa austeridade que foi imposta pelo plano de reequilíbrio financeiro”, para o apoio à associação, “já então a braços com graves problemas”.
Fonte: Diário Online