Bombeiro volta a ser a profissão de confiança na 13.ª edição do estudo Marcas de Confiança. Referenciada por 95 por cento dos inquiridos do estudo realizado pela revista Selecções do Reader´s Digest, a profissão bombeiro, lidera a lista seguida pelos pilotos de aviação (92%), enfermeiros (88%), farmacêuticos (86%), médicos (85%), agricultores (84%) e até professores (82%).
De destacar, também, é a mais recente edição (Maio de 2013) da revista que chama à capa o título “Bombeiros: A Profissão de Confiança”, uma adaptação do texto do subchefe Luís Andrade, publicado no bombeiros.pt pelo que o nosso portal está de parabéns. Ser uma referência para uma revista de expressão mundial e líder em Portugal de assinantes de publicações em papel (dados da APCT) é, certamente, um forte estímulo de motivação e reconhecimento para quem gere os destinos do bombeiros.pt.
Ambas as notícias, de caracter positivo, que acabei de receber, chegam na melhor altura, uma vez que me permitem, de uma forma facilitada, ilustrar a mensagem que pretendo transmitir: É um facto, que os portugueses reconhecem sobejamente o trabalho e o empenho dos bombeiros. No entanto, pergunto: por que razão é que os próprios bombeiros sentem necessidade de criticar, negativamente, os seus próprios camaradas? Não quero com isto afirmar que criticar não seja importante. Porém, este acto deve ser justo e conter algo construtivo…
Pensem nisso!
João Paulo Teixeira