No dia 15 de Junho realizou-se a reunião anual com os proprietários Agro-florestais do Concelho de Mora, que visa a preparação para o período crítico da defesa da floresta contra incêndios florestais.
Com as intervenções do Eng. João Belchorinho do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sargento-ajudante Paulo Vicente da Guarda Nacional Republicana (GNR), Dr. José Ribeiro, CODIS de Évora da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), e Luís Caramujo, Comandante do Corpo de Bombeiros de Mora, foram apresentados os 3 pilares da Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente a Prevenção Estrutural, a Vigilância, Detecção e Fiscalização, e o Combate.
A reunião contou com a presença dos proprietários agro-florestais do Concelho, Associações de Produtores Florestais, Autarcas do Concelho, Órgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mora e outros utilizadores da floresta, como apicultores, associações de caçadores, entre outros.
Na mesma reunião foi ainda apresentado pelo Comandante Luís Caramujo, os meios do Corpo de Bombeiros de Mora e os meios integrados no DECIF 2016 e o planeamento e preparação efectuados para resposta ao período que se aproxima.
Após a referida reunião, e esclarecidas algumas dúvidas, efectuou-se a apresentação do Dispositivo com os meios humanos e materiais do Corpo de Bombeiros, cerimónia de tomada de posse do novo 2º Comandante do Corpo de Bombeiros, seguindo-se um pequeno lanche, gentilmente patrocinado pelo Crédito Agrícola (CA) MorAvis.
Fonte: Bombeiros Voluntários de Mora