
Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde inauguraram no passado dia 27 de Junho o contentor para treino de incêndios urbanos e industriais que permite a simulação do efeito Flashover.
A inauguração contou com a presença dos responsáveis máximos de Seganosa, tendo também respondido ao convite daquela corporação 30 elementos dos Comandos de 23 Corpos de Bombeiros, na sua maioria do distrito do Porto.
Segundo a comunicação do corpo de bombeiros, a que o Portal Bombeiros.pt teve acesso, foram feitos muitos elogios por parte da entidade certificadora – Seganosa -, que assim quis demonstrar e deixar bem evidente a qualidade da estrutura e dos formadores neste campo de treinos.
Por parte dos restantes convidados, também houve muitos elogios à organização, ficando bem evidente a ideia de que este curso será uma mais valia para o desempenho de qualquer bombeiro. Alguns responsáveis dos corpos de bombeiros alertaram para a necessidade de se tornar este treino obrigatório, integrando assim a formação em incêndios urbanos e industriais.
Como forma de demonstrar as capacidades e possibilidades de treino neste contentor, os bombeiros de Vila do Conde experimentaram os vários fenómenos que contemplam o comportamento do fogo em espaços confinados a temperaturas superiores a 600º C.
Como forma de potenciar este novo e inovador espaço formativo em Portugal, os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde irão realizar no próximo fim-de-semana (4, 5 e 6 de Julho) o “1.º curso de Flashover – Nível 1″, estando as inscrições ainda abertas no sítio dos Voluntários de Vila do Conde – www.bvviladoconde.pt .