Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos têm tudo preparado para avançar com a construção do novo quartel, uma aspiração que tem mais de uma década e que agora precisa apenas da chancelada da ANPC, para que possam obter financiamento comunitário ainda neste Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN).
O projeto orçamentado em 1,6 milhões de euros esta pronto para arrancar, já tem terreno e a corporação garante ter meios para pagar a sua parte (mais de 500 mil euros).
O presidente José Costa, garante que há todas as condições para cumprir “o sonho de ter um novo quartel” e que, “que dê mais capacidade operacional ao corpo ativo”. As atuais instalações localizadas na margem do Rio Cavado, estão vocacionadas para o outro tipo de associativismo e já não cumprem as necessidade dos 130 Bombeiros Voluntários e um parque automóvel de 40 veículos.
O novo projeto desenvolvido num único piso já foi remetido ao QREN em Maio tendo sido disponibilizado o terreno, após a negociação entre o município de Barcelos e a empresa DST. Neste momento falta apenas o aval da ANPC para que o processo fique completo e para que possa ser objeto de financiamento até 85% dos 1,2 milhões de euros.
FONTE: Bombeiros de Barcelinhos/Bombeiros.pt