Os bombeiros têm este ano acesso a 12 milhões de euros de fundos comunitários para reforço de meios e construção de quartéis.
O anúncio foi feito pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que ontem esteve em Portimão a presidir às cerimónias do Dia do Bombeiro. A governante fez ainda questão de garantir que o País está preparado para a época de fogos florestais. Em relação aos apoios financeiros, a ministra diz que, “após um período de estagnação, estamos a avançar com investimento no setor da Proteção Civil, com recurso a fundos comunitários”.
Os avisos para as candidaturas já foram feitos, admitindo Constança Urbano de Sousa que “o valor poderá ser reforçado, face ao número de candidaturas que venham a ser apresentadas”.
No que diz respeito aos fogos, o dispositivo “está montado” e é “robusto”, garante a governante, que, no entanto, lembra que existe “um fator aleatório, que é a meteorologia e que não podemos nunca dominar”.
A ministra pede ainda aos portugueses que evitem comportamentos de risco, que possam causar fogos. O presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros concorda que existe “um bom dispositivo, semelhante ao do ano passado”, mas alerta para o problema dos incendiários.
“Os incêndios são na ordem dos 75% de origem criminosa”, diz Jaime Marta Soares, que considera que tem sido feito “um bom trabalho” das autoridades policiais, mas existe “alguma ‘doçura’ em relação às penas a aplicar”.
Fonte: Correio da Manhã