O portal BOMBEIROS.PT acompanhou a celebração do aniversário do bombeiro mais velho do País.
Apresentamos-lhe o chefe Luciano Fortunato Viegas, pertencente aos quadros dos Bombeiros Voluntários de Melo, nascido a 18 de Agosto de 1917. Ingressou nos Bombeiros de Melo em 01 de janeiro de 1945, sendo actualmente chefe do Quadro de Honra da referida Instituição. Teve na vida de bombeiro várias distinções, sendo a mais relevante o crachá de ouro da liga de bombeiros portugueses. Foi porta estandarte da corporação e esteve durante 72 anos, dedicado ao voluntariado e aos bombeiros de Melo. Recolhemos alguma palavras do Chefe Luciano Fortunato Viegas:
” Lembro-me bem da fundação dos Bombeiros de Melo e do seu fundador, José dos Santos Pinho, foi uma grande alegria quando os bombeiros de Melo apareceram. Éramos só homens e não havia fanfarra. Carros também não havia. Só carroças puxadas à mão. Eram três, uma com material, outra mais pequenina com uma agulheta e outra com uma bomba para tirar água”.
Revela também, durante o seu período no activo, que passou por muita coisa e que nunca esperava assistir aos 81 anos da Instituição. Manifestou um desejo, que o partilha frequentemente com os mais novos “que os bombeiros de Melo nunca acabem…” Nas comemorações de aniversário dos 100 anos do Chefe Luciano, houve lugar também ao 3º desfile de fanfarras, com a presença da fanfarra dos bombeiros da Nazaré e da corporação local. Após o desfile foi a vez de se partir o bolo, juntos de familiares e amigos onde houve lugar a entrega de lembranças ao chefe Luciano, por parte de vários representantes das várias entidades presentes nas comemorações, das quais, Município de Gouveia, Juntas de freguesia, Liga dos Bombeiros Portugueses e federação dos bombeiros do distrito da Guarda, corpo activo e direção dos Bombeiros de Melo, bem como alguns particulares.
Inserido nas comemorações, houve lugar à promoção a bombeiro de 1ª classe, do bombeiro Nuno Carvalho, actualmente chefe da fanfarra dos Bombeiros de Melo, com o devido baptismo.