A Dissertação que se segue foi desenvolvida no cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informações Geográficas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Esta foi realizada por Luiz Amadeu Coutinho, sob a orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro Julião.
Salienta que:
– As estatísticas globais de desastres naturais ao redor do planeta têm demonstrado que apesar dos esforços o número de vítimas e os prejuízos económicos ainda são uma realidade.
– A inventariação de eventos catastróficos e a avaliação de danos após sua ocorrência são ferramentas essenciais para compreender tendências e apoiar atividades de prevenção.
Esta dissertação apresenta ainda a criação de um banco de dados geográfico para inventariação e avaliação de danos de desastres naturais em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas.
Ostenta uma revisão acerca das bases de dados globais de desastres naturais de forma a perceber suas características e métodos de recolha de dados. Para além disso, dentro dos conceitos de mapeamento colaborativo na Web, é mostrado uma interface para registo e partilha de informação relativa a ocorrências.
Os trabalhos académicos e científicos apresentam uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da ciência e influenciam as instituições para uma mudança nas suas atividades.