Onze voluntários da Organização Não Governamental (ONG) europeia @fire, sedeada em Osnabrück, Alemanha, vão estar até ao dia 17, em Vila Real, para ajudar no combate aos incêndios florestais, anunciou hoje o município.
A Câmara de Vila Real assinou no ano passado um protocolo de cooperação institucional com a organização alemã @fire – Resposta Internacional a Desastres Naturais.
No âmbito desse protocolo, encontra-se no município entre hoje e o dia 17, uma equipa de 11 elementos que têm como missão aumentar a capacidade de intervenção aos incêndios florestais, através do apoio aos dois corpos de bombeiros locais.
A @fire combate os fogos recorrendo a ferramentas manuais.
O responsável pela proteção civil municipal, Álvaro Ribeiro, disse à agência Lusa que, na próxima sexta-feira, se junta a esta equipa um norte-americano ligado ao combate aos incêndios.
“O objetivo é ainda proporcionar uma troca de conhecimentos e de treino conjunto”, afirmou.
Segundo o responsável, este ano as coisas “têm corrido bem em termos de ignições” no concelho de Vila Real, ou seja, verifica-se um número de fogos inferior ao registado nos anos anteriores.
Para tal tem contribuído as temperaturas pouco elevadas, não facilitando a progressão de algumas ignições que têm ocorrido.
Já em 2005 e 2006, os voluntários alemães ajudaram no combate às chamas no concelho e distrito de Vila Real.
Desde o final da década de 1970, que a autarquia transmontana desenvolve uma relação de amizade com o município alemão de Osnabrück.
Em 2005, os dois municípios assinaram um acordo de geminação e nesse mesmo ano, em que o distrito transmontano foi fustigado pelas chamas, a ONG europeia @fire ofereceu-se para ajudar.
Nesse verão, uma equipa de nove elementos fez parte do dispositivo de combate a incêndios em Vila Real.
Em agosto de 2006, 33 elementos de quatro corporações de bombeiros de Osnabrück e 10 elementos da ONG @fire regressaram a Vila Real, em auxílio das corporações de bombeiros de Vila Real, ajudando mais uma vez no combate aos incêndios que deflagravam no distrito.
Nesse mesmo ano, as corporações alemãs e portuguesas treinaram em conjunto na cidade transmontana, trocando táticas e técnicas e partilhando experiências.
A ONG alemã funciona com um corpo de voluntários e mantém-se no ativo através de doações de instituições ou particulares, tendo ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.
Durante o resto do ano, caso seja necessário, um mínimo de 11 voluntários estará pronto a atuar em Vila Real em 72 horas.
Fonte: IOnline