O documento que se segue foi desenvolvido pela Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no âmbito de uma parceria com o Portal Bombeiros.pt, que visa a criação de manuais sobre informação de algumas patologias cérebro-cardiovasculares mais predominantes.
Este foi realizado pela Enfermeira Patrícia Vanessa Freitas Pita, contando com a colaboração, revisão e validação do Médico Especialista em Cardiologia, António João Prado Almada Cardoso e do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Luís Miguel Afonso Andrade .
No que diz respeito às doenças cardiovasculares, estas continuam a ser a principal causa de morte no nosso país, sendo responsáveis por cerca de 40% do total de óbitos, embora se verifiquem reduções consistentes da mortalidade.
Este documento em particular aborda o Acidente vascular Cerebral. Realça-se que por acidentes vasculares cerebrais, 17% dos doentes morrem aos 28 dias depois do primeiro acidente e 30% ao fim do 1º ano.
Este manual visa elucidar todos os bombeiros e também a população em geral, sobre esta patologia.
Os Manuais permitem aprofundar a informação habitualmente contida em outros guias, catálogos e publicações técnicas editadas.