No mês de maio, a Câmara Municipal de Palmela assinala o Dia Municipal do Bombeiro com um vasto programa comemorativo, centralizado, este ano, em Pinhal Novo. Este programa, apoiado pelas Juntas de Freguesia de Pinhal Novo e de Palmela, conjuga a experiência adquirida ao longo dos últimos anos com momentos inovadores, contribuindo, uma vez mais, para homenagear e afirmar o papel dos bombeiros na sociedade.
Na sua 16.ª edição, as comemorações têm, como tema, “Comunidades resilientes, a importância do patamar local”, sublinhando a importância de termos populações mais despertas e bem preparadas para agir, em caso de risco ou catástrofe.
Vão ser feitos cinco simulacros para sensibilizar a comunidade e testar a capacidade operacional.
A Viatura Itinerante da Protecção Civil, apresentada publicamente a 12 de Abril, vem contribuir para aumentar o grau de preparação da comunidade e terá participação activa nas comemorações. Pela segunda vez, será realizado, também, um simulacro de incêndio num equipamento público – o Mercado Municipal de Pinhal Novo – e um exercício conjunto nocturno, na Estação Ferroviária, envolvendo as três corporações, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, o Serviço Municipal de Protecção Civil e a REFER.
Destaque, ainda, para o Seminário “Centros Históricos – Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”, a 13 de maio, que lançará o debate relativo ao Plano de Emergência para o Centro Histórico de Palmela, e para a sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, a 29 de Maio, onde será atribuída a Medalha Municipal de Comportamento Exemplar.
No dia 1 de Maio, às 10:30,comemora-se os 65 anos dos Bombeiros de Pinhal Novo. No sábado ( 7 de Maio), às 9 horas acontece a prova de orientação na União das Freguesias de Marateca em Poceirão dinamizada pelos Bombeiros de Águas de Moura. Local de encontro é o Quartel dos Bombeiros de Águas de Moura. Dia 08 de maio, domingo, às 8 horas é a vez do Torneio de Futsal Ricardo Gomes (Interbombeiros).Local: Pavilhão Municipal de Pinhal Novo
Dia 15 de Maio, ás 13 horas é o Almoço convívio dos antigos bombeiros de Pinhal Novo.
Fonte: Infocul.pt