O Relatório que se segue foi elaborado pelo Departamento de Conservação da Natureza e Florestas, do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território no decorrer do incêndio florestal na Serra do Caramulo.
Nos distritos de Aveiro e Viseu, entre o período de 20 de agosto até 02 de setembro de 2013 decorreram uma sequência de acontecimentos, que originaram três grandes incêndios, com as seguintes designações as ocorrências – Alcofra, Silvares, Guardão, afetando várias freguesias dos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela, Águeda e Viseu, resultando numa área ardida conjunta aproximadamente de 9 415,5 ha.
Desta forma, estimou-se que seria necessário proceder à recuperação de uma vasta área de povoamentos florestais, bem como, à proteção e reabilitação das principais linhas de água e das vertentes mais afetadas.
O presente documento resulta do trabalho conjunto entre o ICNF e os GTF de Águeda, Oliveira de Frades, Tondela e Vouzela, pretende dar a conhecer, de uma forma expedita e imediata, o enquadramento das situações, seus impactes e propostas de estabilização.
Os relatórios de avaliação permitem uma melhor compreensão da situação em causa, para que em situações futuras, se organizem de formam mais célere as metas, para as quais as instituições estão comprometidas.