A Câmara Municipal (CM) de Coimbra adquiriu uma nova ambulância para a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, com o objetivo de assegurar o serviço de socorro pré-hospitalar e garantir uma resposta adequada às necessidades da população.
A nova ambulância é uma Mercedes-Benz Sprinter, totalmente equipada, destacando-se pelos elevados padrões de qualidade, inovação, digitalização e segurança. Com um custo próximo de 78 mil euros, a ambulância foi apresentada no dia 23 de dezembro, na Casa Municipal da Proteção Civil, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador responsável pelos Bombeiros e Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, do comandante dos Bombeiros Sapadores, Paulo Palrilha, e do comandante adjunto, Carlos Carecho.
Esta nova ambulância visa garantir um serviço de socorro eficiente e de qualidade à população, permitindo uma resposta mais eficaz ao elevado número de solicitações aos Bombeiros Sapadores. A CM de Coimbra investiu 73,5 mil euros (mais IVA a 6%) na viatura e reafirma o compromisso de continuar a melhorar a eficiência dos Bombeiros Sapadores, reconhecendo a necessidade de adequar os recursos disponíveis à população e à área de atuação da corporação.
José Manuel Silva, presidente da Câmara, afirmou, na apresentação da nova ambulância, que esta aquisição é “sobretudo para servir as pessoas”. O autarca sublinhou ainda que não há dúvidas de que os Bombeiros Sapadores irão trabalhar com mais entusiasmo numa ambulância nova do que numa já desgastada, afirmando que, até ao final da semana, a nova ambulância já teria matrícula e estaria pronta para circular.
Nos últimos dois anos, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra tem assegurado o serviço de socorro pré-hospitalar com uma ambulância pertencente ao Município, uma vez que a ambulância anteriormente cedida pelo INEM se encontra inoperacional desde o início de 2023. A antiga ambulância, com 373.784 km, 14 anos de serviço e um motor recondicionado, apresentava um desgaste considerável, o que impedia uma resposta de qualidade e comprometia a segurança das vítimas e dos operacionais. As frequentes avarias prejudicavam a operacionalidade do serviço e as reparações eram morosas e caras. Para contornar a situação, a Companhia tem utilizado uma ambulância de reserva, propriedade do Município, mas que não foi adquirida para prestar serviço ao INEM.
Devido ao facto de a ambulância do INEM ainda não ter sido substituída, a Câmara Municipal decidiu adquirir uma nova viatura. O vereador Carlos Matias Lopes informou que ainda aguardam a entrega da ambulância pelo INEM, uma situação que, segundo o presidente José Manuel Silva, é inaceitável, dada a falta de recursos financeiros e humanos da instituição. Silva afirmou que “não podíamos deixar os nossos munícipes desprotegidos” e que a Câmara cumpriu a sua obrigação de adquirir uma ambulância para os Bombeiros Sapadores, mas continuará a exigir que o INEM cumpra as suas responsabilidades.
Paulo Palrilha, comandante dos Bombeiros Sapadores, frisou a importância de ter mais uma ambulância, dado que a do INEM ainda não está disponível. “Assim, temos sempre uma ambulância pronta para cumprir o que é necessário, que é servir os cidadãos”, afirmou.
É também importante notar que os Bombeiros Sapadores de Coimbra recebem várias solicitações para assegurar prevenções em eventos realizados na cidade, mas, frequentemente, não conseguem atender a todas as demandas. Por isso, a CM de Coimbra é muitas vezes obrigada a recorrer a outras instituições para dar resposta a essas necessidades. Deste modo, para garantir uma resposta adequada aos interesses públicos e às atividades dos Bombeiros Sapadores, a Câmara decidiu investir na renovação da frota, adquirindo uma nova ambulância para a corporação.