Estava “encostada” há mais de 15 anos. Porém, pelo seu valor simbólico, e após um ano de trabalhos, ganhou uma nova vida. Este era um objetivo da corporação desde 2008 e que se tornou agora realidade.
Falamos-lhe da primeira viatura dos Bombeiros Voluntários de Nespereira, em Cinfães. Uma Land Rover que após ter servido durante anos os elementos desta corporação, estava há outros tantos “guardada e encostada porque não funcionava”.
O comandante da corporação, Paulo Soares, conta ao Notícias Ao Minuto, que desde que chegou à corporação em 2008, “foi sempre um objetivo” restaurar a viatura, que esteve por diversas vezes para ser posta à venda.
“Houve tentativas de venda à qual me opus e agora em conjunto com a direção conseguimos restaurá-la. Agora nunca mais será alienada”, refere.
Para dar uma segunda oportunidade a esta viatura, que “tem um significado especial”, o comandante recorreu à ajuda de “duas pessoas da área da mecânica”, a pessoas que estavam a pagar coimas com trabalho comunitário e à ajuda de todos os elementos da corporação que sempre que estavam de serviço também não se negaram em dar ‘uma mãozinha’.
Os trabalhos demoraram mais de um ano, estando agora a viatura”a circular, mas não operacional”.
O objetivo é “guardar a memória da primeira viatura” da corporação e o resultado está à vista.
Fonte: Notícias ao Minuto