O novo comandante do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), José Manuel Moura, toma esta segunda-feira posse na sede da Autoridade Nacional da Proteção Civil, em Carnaxide.
José Manuel Moura, que desde 2006 desempenhava funções de comandante distrital de operações de socorro de Leiria, é o escolhido do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para assumir essas funções.
É a segunda alteração de pessoal na Autoridade Nacional de Proteção Civil em apenas um mês, depois da nomeação do General Manuel Couto para a presidência do organismo.
O novo comandante do CNOS, de 49 anos, é licenciado em gestão e mestre em sistemas de gestão de informação, estatística e análise de dados, sendo titular de diversos cursos de formação, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, escreve a Lusa.
José Manuel Moura já foi também comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha. É perito da União Europeia e participou em diversas missões internacionais, nomeadamente na missão do Mecanismo Europeu de Proteção Civil no Chile, na sequência do sismo de 2010.
José Manuel Moura vai substituir no cargo o atual comandante nacional, Vítor Vaz Pinto.
FONTE: TVI