A Liga dos Bombeiros Portugueses reuniu-se este sábado nas Caldas da Rainha para analisar o combate aos fogos no verão passado, e no final deixou o recado ao Governo de que não faz sentido olhar apenas para as estatísticas, sobretudo tendo em conta as circunstâncias das mortes de bombeiros.
Deste encontro sai também a exigência de mais apoios para veículos danificados ou perdidos nos incêndios e de que o combustível seja pago a preço de mercado. Os bombeiros pedem ainda que sejam criadas unidades móveis para apoio a alimentação. Outra exigência é que seja reconhecida aos bombeiros a competência para realizarem contrafogos.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses revelou ainda o que pretende dizer no encontro da próxima terça-feira à ministra Assunção Cristas. Jaime Marta Soares afirmou que vai pedir ação para evitar fogos florestais no próximo ano.
Marta Soares considerou que “neste tempo em que as pessoas estão mais calmas” os gabinetes ministeriais devem empenhar-se e preparar infraestruturas, planos de intervenção e de ordenamento da floresta “para que todos os anos não se repita este flagelo”.
(Fonte: RTP)