Aos Bombeiros Portugueses
A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações de todos aqueles que nos acompanham nesta caminhada da protecção e socorro.
Neste clima de época festiva, permitam-me prestar a todos Vós um tributo ao notável exemplo de solidariedade e coragem demonstrados ao serviço da comunidade na resposta aos desafios a que todos foram expostos, durante este exigente ano de 2013, que logo em Janeiro se iniciou com a ciclogénese explosiva, uma Primavera hidrologicamente significativa, um Verão de extrema severidade e um Inverno extremamente seco, concorrendo tudo isto para milhares de ocorrências que a todo o instante foram chamados a resolver.
Um dia alguém escreveu “Um natal feliz sem uma família não é natal, é solidão”, e é nesta solidão e nesta partilha de dor, que me quero associar às famílias que ficaram privadas dos seus entes queridos – Pedro, Ana Rita, Bernardo Cardoso, Daniel, António, Bernardo Figueiredo, Fernando e a Cátia -, transmitir o meu reconhecimento e dizer-vos que não imaginam o quanto a todos abalou estas prematuras partidas.
Mas também associar-me a todos aqueles, e respectivas famílias, que em convalescença nos hospitais ou em casa recuperam das marcas e feridas que teimaram em marcar dramaticamente o corrente ano.
Os números de 2013 espelham a bravura e denodo que deixaram em todas as situações a que foram chamados, e por todo o trabalho realizado, pelo altruísmo demonstrado, pela coragem e abnegação que colocaram em todas as missões, são dignos de que todos reconheçam o quanto contribuíram na prossecução de uma das mais nobres tarefas de serviço público – a Protecção de Vidas e Bens -, deixando bem marcado em Portugal e nos Portugueses que podem confiar num dos seus principais agentes de protecção civil, os Bombeiros.
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, os Bombeiros.
É na esperança de que com o contributo de todos, possamos encarar o ano de 2014 com serenidade, com realidade, com lealdade e espírito de missão, desejando a todos, um Santo e Feliz Natal e que 2014 seja pleno de sucessos pessoais e profissionais.
BOAS FESTAS, são os votos sinceros do vosso Comandante Operacional Nacional.
José Manuel Moura
(Nota da Redação: esta mensagem foi enviada durante o mês de Dezembro pelo Comandante Operacional Nacional)
–
Segue-nos no Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), fazendo “Gosto” e começando a fazer parte da inovação e das novidades nos Bombeiros Portugueses!
–
Envia-nos as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!
A informação de qualidade começa em ti!