Estrutura intermunicipal será localizada no aeródromo de Cerval, na linha que divide Vila Nova de Cerveira e Valença.
É uma iniciativa pioneira no nosso País: os municípios vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Valença vão avançar com a implementação de um instrumento de cooperação intermunicipal no âmbito da Proteção Civil e Defesa da Floresta contra Incêndios. O protocolo de colaboração já foi formalizado, sendo o principal objetivo “a partilha de meios e recursos operacionais em prol da preservação e prevenção florestal, consubstanciada na segurança das populações”.
Apesar de eleitos por partidos diferentes, os dois autarcas entendem que a cooperação entre municípios vizinhos “é, a todos os títulos, benéfica para as populações”. “Nós já temos alguns projetos em comum, como a área empresarial conjunta, de cerca de 140 hectares e que obrigou à elaboração de um plano de pormenor supramunicipal, mas entendemos que a cooperação é a chave para o progresso e o desenvolvimento sustentado dos territórios”, afirmou o social-democrata Jorge Mendes, autarca de Valença.
Por seu lado, o socialista Fernando Nogueira, presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, assegurou que “este é apenas um primeiro passo com o propósito de se formalizar o modelo de uma associação intermunicipal de Proteção Civil”. “Esta fusão é, a todos os títulos, benéfica para as pessoas, já que permite a criação de uma estrutura com capacidade de acorrer a todas as situações.
Desta forma, estará melhor assegurada a proteção das pessoas e da floresta”, acrescentou Fernando Nogueira. A estrutura ficará localizada no aeródromo de Cerval, mesmo na linha que divide os dois concelhos.
Fonte: www.cmjornal.pt