O Curso de Combate a Incêndios Florestais, que integra a 7.ª Jornada de Análise ao Incêndio de Famalicão, irá decorrer na Casa da Cultura de Famalicão no próximo fim-de-semana, dia 25 de Maio.
Num Curso de Combate a Incêndios Florestais que pretende ser mais técnico e mais prático, a organização aponta em lições por parte de especialistas em incêndios florestais e em segurança pessoal. Após a sessão formativa, haverá o percorrer da Zona de Intervenção do incêndio de 2006, onde acabaram por falecer seis homens. A inscrição no Curso é efectuada no Portal Bombeiros.pt, num espaço devidamente assinalado e identificado.
O programa da organização, distribuído junto de corpos de bombeiros e de meios de comunicação social, é o seguinte:
“7.ª Jornada de Análise ao Incêndio de Famalicão da Serra
Curso de Combate a Incêndios Florestais
Em 2013 lembram-se os 7 (sete) anos que passaram desde o acidente que vitimou 6 (seis) bombeiros enquanto combatiam um incêndio em Famalicão da Serra – Guarda. Desde esse ano, o Projecto Sérgio Rocha e o Portal Bombeiros.pt têm empreendido acções e actividades que pretendem, acima de tudo, ajudar todos os bombeiros e demais interessados a conhecer melhor e de forma contínua o comportamento do fogo. Foi assim que se uniram ao Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra e começara a realizar anualmente as Jornadas de Análise ao Incêndio de Famalicão. Este ano não será diferente a realização desta jornada, mas haverá mudanças, logo a começar pela inclusão de cursos de formação numa 7.ª Jornada que percorrerá o ano. Assim sendo, começa no dia 25 de Maio com um curso, que conta com a participação de Domingos Xavier Viegas, um dos maiores especialistas mundiais ao nível do comportamento do fogo, e de Carlos Rossa e David Davim, antigos colaboradores do CEIF e especialistas em combate a incêndios florestais. Far-se-á também a visita guiada ao local do acidente, com paragens para perguntas e esclarecimentos, naquele que é o único “Staff-ride” realizado na Europa.
Programa
9h – Recepção aos participantes e café
9h30 – Abertura
10h – Comportamento Extremo do Fogo e Segurança Pessoal, por Domingos Xavier Viegas
11h Intervalo
11h15 – Desafios no combate aos incêndios florestais, por David Davim e Carlos Rossa
12h30 – Almoço e convívio
14h – “Staff-ride” na Zona de Intervenção do incêndio de 2006
16h – Homenagem no local
17h – Encerramento e lanche
O custo de participação no curso é de 10€ (o pagamento deverá ser efectuado no dia do curso)
Apoios (já garantidos): Portal Bombeiros.pt, Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF-ADAI), AFOCELCA, Junta de Freguesia de Famalicão da Serra e Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra.“